sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Pedra Selada - Visconde de Mauá


No dia 06/10 subi a Pedra Selada em Visconde de Mauá juntamente com a Dione, Adriana e dois guardas municipais do batalhão florestal (o Ismar e o outro eu não lembro o nome) pelo Projeto Monitor da Prefeitura de Resende. O Projeto Monitor é uma parceria entre a Secretaria de Turismo e a Agência de Meio Ambiente (AMAR) com o objetivo de fazer um levantamento completo das trilhas existentes em Resende e, posteriormente, capacitar jovens e adolescentes como guias turísticos mirins.

Como de costume, encontrei com a Adriana (AMAR) as 8:15 na Agência do Meio Ambiente, dali pegamos a Dione (Sec.de Turismo) em frente ao prédio da APM e fomos reabastecer o carro e seguimos viagem. Subimos pela estrada-parque, passamos pela Vila de Mauá, Lote 10 e Campo Alegre até chegarmos a propriedade do Seu Alcebíades (ponto de partida para a Pedra Selada). Enquanto esperávamos a chegada dos guardas municipais, observamos uma grande área queimada ao lado do sítio. É uma pena que certas pessoas fazem estas queimadas para "limpar" o pasto, além de matar espécies vegetais e animais, aumentam a poluição local e podem proporcionar incêndios de grandes proporções. Com a chegada dos guardas iniciamos a nossa caminhada as 10h30min.

O início da caminhada é o mais cansativo na minha opinião, é uma subida bem forte em região de pasto com forte Sol na cabeça. Após este intervalo entra-se na mata. Logo no começo existe uma pequena cachoeira à esquerda, ótima para um banho, mas devido a falta de chuva ela estava praticamente seca. Subimos bem devagar pela picada, a frente estavam os dois guardas e a Adriana mais atrás eu e a Dione, nesta parte paramos nos dois pontos de água existentes. Vimos um pequeno grupo de Saíras Sete-Cores (mas não consegui fotografar), uma folha com umas "verrugas" (deve ter originado por ação de fungos, não sei) e uma grande quantidade de lagartas. Após três horas estávamos no topo, momento para relaxar, lanchar, admirar a belíssima vista e tirar muitas fotos.


Depois de ficar cerca de uma hora no topo iniciamos a descida. Demos uma parada na grutinha para que a Dione pudesse conhecer. A caminhada de volta foi tranquila e no fim de tarde estávamos no Seu Alcebíades. No trecho final eu fiquei enjoado (acho que foi o calor) e já no carro, saindo do sítio, pedi para estacionar e vomitei um pouco na estrada, para mim foi bom pois melhorei. Voltamos pela Serra do Eme, passamos pela linda Pedra do Sabão e a Pedra da Boca do Sapo que será nossa próxima empreitada no dia 13/10. Na Vargem Grande paramos para comer um pastel com refrigerante e meia hora depois estávamos em Resende com o sentimento do dever cumprido.

A caminhada da Pedra Selada é muito bonita e no topo você terá uma das vistas mais deslumbrantes da região. A trilha possui pontos de paradas com banquinhos para descansar. O ideal é que as pessoas que forem subir estejam bem fisicamente, pois é uma caminhada semi-pesada exigindo muito do participante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário