sábado, 29 de outubro de 2011

Pedra do Visconde



Seguindo com a programação do Projeto Monitor, no dia 27/10 subimos a Pedra do Visconde na região de Visconde de Mauá. O objetivo foi fazer toda a demarcação da trilha. Conforme combinado as 8:15 eu estava na Agência de Meio Ambiente para encontrar com a Adriana e o Eleno. Foi com alegria que recebi a notícia que a Dione também participaria da atividade.

Por volta das 09:30 chegávamos na pousada Fazenda do Mel (ponto de partida para a trilha) onde encontramos com o Ismar e o Ademilson saboreando amoras no pé da árvore (eles também estavam relacionados para a caminhada). Depois de meia hora conversando com os proprietários da pousada saímos para o nosso destino.

A primeira parte da trilha foi tranquila, caminhamos por uma linda estradinha de grama passando por um lago e alguns limoeiros. Após quinze minutos chegamos a uma bifurcação: a da esquerda vai para a cachoeira do Arco Íris e a da direita a Pedra do Visconde. A partir deste ponto inicia a segunda parte do percurso, o mais difícil e cansativo, é subida o tempo todo até o topo com duas inclinações bem acentuadas que deu bastante canseira. Neste trecho paramos algumas vezes para descansar e admirar a paisagem. Durante a subida notei a presença de formigueiros e um trecho com eroção. Após 01h10min de caminhada eu, Ismar e Ademílson estávamos no alto do morro, vinte minutos depois chegava a Adriana e a Dione (elas deram uma parada durante a subida para descanso).

No topo existem duas pedras: a primeira e maior só dá para chegar em cima escalando, ela forma uma espécie de gruta excelente para descansar, lanchar e proteger-se do Sol. Chega-se ao topo da segunda pedra passando por um pequeno corredor formado pelas duas. A vista é maravilhosa, podendo ver uma parte da Pedra Selada.

Após de tirar várias fotografias iniciamos a descida que transcorreu sem nenhum problema e sem canseira. Cerca de cinquenta minutos depois estávamos de volta a pousada e fomos recepcionados pelos proprietários com um refrescante suco de limão. Conversamos por mais algum tempo e vimos a foto da cachoeira do Arco Íris, muito bonita e, com certeza, merece uma visita.

A trilha da Pedra do Visconde foi uma grata surpresa é uma bela caminhada com belas paisagens e uma linda vista do seu cume. Eu diria que o seu grau de dificuldade é médio. Os interessados em fazê-la deverão pedir uma autorização na Pousada Fazenda do Mel.




Nenhum comentário:

Postar um comentário