terça-feira, 4 de outubro de 2011

Incêndio no acesso a Penedo

Na segunda-feira de manhã, 03/10, assistindo a versão local do Bom Dia Rio, fiquei sabendo de um incêndio que destruiu uma área de pasto equivalente a dois campos de futebol no acesso a Penedo no domingo. O fogo foi ao lado do Portal de Entrada. Resolvi dar um pulo até o local do incêndio para verificar o grau de destruição da queimada.

Chegando ao portal fui conversar com a recepcionista. Ela informou-me que o fogo começou por volta das 08:30 e imediatamente o corpo de bombeiros foi chamado, mas como a viatura já estava combatendo um outro foco na Serra da Mantiqueira, eles não puderam comparecer. Com a ajuda de funcionários de um posto de gasolina, alguns focos foram apagados próximo a estrada. Felizmente o incêndio principal apagou-se sozinho no final do dia.

Depois da conversa fui até o local para tirar algumas fotos da queimada. O fogo destruiu um morro inteiro, menos mal que a região era apenas para pasto. Constatei que as labaredas chegaram muito próximo a mata e poderia ter ocorrido uma tragédia ambiental.

Depois desta verificação fico pensando: todo ano, nesta época, ocorre diversos focos de incêndios e as autoridades locais não fazem absolutamente nada. As prefeituras que compõem a região das Agulhas Negras deveriam criar planos de ações preventivas para evitar ou, pelo menos, diminuir as queimadas. Nos dois últimos meses, que eu saiba, foram três ocorrências (duas na área do Parque e esta de Penedo). Já passou da hora de alguma coisa ser feita.





Nenhum comentário:

Postar um comentário