domingo, 9 de outubro de 2011

Aquatreking no Rio das Pedras - Penedo

Somente quatro geanistas dispuseram a fazer o aquatreking no Rio das Pedras no dia 08/10, foram eles: eu (Agenor), Anderson Jasmin, Graça e Lila. Saímos de Resende as 08:30 hs com um lindo dia de Sol, no carro da Graça, rumo a Penedo e com a certeza de um belo passeio.

O carro foi estacionado em frente ao restaurante Truta Viva por ser mais seguro, assim que deixamos o carro vimos uma árvore carregada de amoras, não resistimos, perdemos (ou ganhamos) alguns bons minutos saboreando as frutinhas que estavam docinhas. Já na estrada o Anderson viu uma cobra e correu atrás dela para tentar fotografar mas não conseguiu (a bichinha era muito rápida). Continuamos a subir pela estrada até o seu final, passando pelas pousadas Recanto das Três Bacias e Pouso das Marias Sem Vergonha (desativada) e observamos algumas casas com evidente sinal de abandono. No término da estrada pega-se uma trilha e depois de uns quinze minutos de caminhada chega-se ao Rio das Pedras. Devido a falta de chuvas o rio estava muito seco, isto explica a constante falta de água em Penedo nesta época (praticamente toda a água do distrito é captada no rio e seus afluentes).

Iniciamos a descida pelo rio as 10:00 hs e pouco tempo depois já encontramos um belo poçinho com uma pequena queda d´água, todos entraram para refrescar e sentir o gelo da água. E esta foi a nossa rotina, qualquer poço ou cachoeirinha era motivo para tomar banho e divertir-se. Aqui vale algumas observações: eu prefiro os poços, a Graça é mais chegada as quedas d´água e descobrimos que ela é uma verdadeira contorcionista porque o seu corpo moldava-se as pequeninas cachoeiras. O Anderson e a Lila molhavam-se as vezes, mas ficavam mais observando e conversando.

Paramos em uma laje de pedra para lanchar e eis que o Anderson saca de sua mochila um pacotinho de comida pronto para consumo, o que ele levou era arroz com alguma coisa, mas tinha outras refeições como feijoada e dobradinha. Durante a descida pelo rio vale destacar: uma bela flor que tiramos fotos; as borboletas que passavam voando pelo rio, em especial uma azul muito bonita e um girino que estava mais para sapo. Após três horas de aquatreking chegamos a Cachoeira das Três Bacias, nosso ponto final.

A pedido da Graça continuamos a descer pelo rio até chegar a um portão que dava para casa de uma amiga. Entramos e após comprimentos e apresentações trocamos de roupas e fomos para o carro estacionado na Truta Viva. Para terminar, almoçamos em um restaurante a quilo em Penedo. Foi mais uma atividade perfeita, onde todos aprovaram e com certeza será marcada outras vezes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário