sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Pedra do Registro


Em uma linda quinta-feira de agosto (23) eu, Adriana e Santiago fizemos a bela trilha da Pedra do Registro no Planalto do Itatiaia. Esta atividade foi válida pelo Projeto Monitor de Ecoturismo que tem como objetivo catalogar as trilhas existentes no município de Resende.

Saímos de Resende as 08 horas e a viagem Resende - Engenheiro Passos - Garganta do Registro foi feita sem nenhum problema. Na Garganta do Registro demos a nossa parada habitual para um café e esticar as pernas. Pegamos a Rodovia da Flores (uma pequena estrada de terra localizada a direita do Registro) em direção ao Planalto. Deixamos o carro na Casa de Pedra e caminhamos até a entrada da trilha (fica no Km 06).

Praticamente toda a trilha é feita dentro de uma bonita mata, tornando a caminhada agradável e fresca. Na mata escutamos cantos de pássaros e, devido a umidade, encontramos fungos em boa variedade. Quase no topo a mata dá lugar aos campos de altitude, chegando ao cume temos uma das mais belas vistas do Planalto do Itatiaia: uma panorâmica do Morro do Couto, Serrilha dos Cristais, Serra Fina, vales da região, Garganta do Registro e a Pedra do Picu em Itamonte. Uma paisagem de tirar o fôlego.

A Trilha da Pedra do Registro está entre as minhas favoritas, uma caminhada que não exige muito das pessoas e leva a uma região lindíssima. Como é pouco conhecida o seu trajeto fecha com facilidade pela mata, portanto é recomendado que se faça com guias que conheçam bem este caminho.




Nenhum comentário:

Postar um comentário