sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Pedra do Altar

Dia 18/08, um belo sábado de Sol, eu e o Evandro (estávamos representando o GEAN) levamos 25 alunos do colégio João Maia de Resende a Pedra do Altar no Planalto do Itatiaia. A atividade era válida pela Jornada Ambiental organizada pela escola. Juntos com os alunos do João Maia foram 14 estudantes de uma escola técnica de Cruzeiro. No total éramos 42 pessoas.

A subida de ônibus até o Registro foi tranquila, demos uma pequena parada neste local para os estudantes esticarem as pernas e irem ao banheiro. Foi no Registro que encontramos com o pessoal de Cruzeiro. Quinze minutos depois estávamos no ônibus encarando a estradinha de terra até o Posto Marcão (entrada do Parque na parte alta).

O Posto Marcão estava bastante movimentado mas rapidamente conseguimos a nossa liberação e no estacionamento fizemos as recomendações habituais. Dali seguimos a pé até o Abrigo Rebouças, foram 3 km de caminhada pela estrada. Paramos no Rebouças para um pequeno descanso e para que todos fossem ao banheiro, pois, a partir dali, os banheiros eram todos "naturais".

Na trilha a recomendação foi um atrás do outro com o Evandro na frente e eu fechando o grupo. Logo no começo uma estudante de Cruzeiro passou mal, retornei com a garota até o Abrigo Rebouças onde ela ficou e voltei para a trilha para alcançar o grupo.

O restante da trilha foi feita sem nenhum problema. Gastamos cerca de 01h40min do abrigo até o topo da Pedra do Altar. Ficamos cerca de uma hora no cume onde os estudantes puderam descansar, lanchar e admirar a bela paisagem do local. Eu e o Evandro mostramos as principais formações rochosas da região como o imponente Pico das Agulhas Negras, Asa de Hermes, Prateleiras e Couto.

O retorno para o ônibus transcorreu normalmente. Foi mais um ótimo sábado no Planalto em companhia de uma excelente garotada. Este tipo de atividade sempre vale a pena.







Nenhum comentário:

Postar um comentário