quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Travessia Serrinha - Penedo

A minha primeira trilha em 2012 foi a Travessia Serrinha - Penedo, é a terceira vez que faço esta caminhada (as outras duas foram pelo Projeto Monitor de Ecoturismo da Prefeitura de Resende).

A caminhada foi feita no sábado, 07/01, com o GEAN - Grupo Excursionista Agulhas Negras. O pequeno grupo era composto por mim (guia), Santiago, Débora, Eliane e Ladário. Saímos de Resende as 6:50 hs no ônibus para a Serrinha do Alambari e as 7:40 já estávamos em frente a ong Crescente Fértil na Serrinha, tiramos uma foto do grupo e pegamos uma estradinha ao lado da ong e seguimos em direção ao sítio do Seu Celestino (ponto de partida da travessia).

No sítio do Seu Celestino não encontramos ninguém, passamos pelo curral e iniciamos a nossa empreitada. Logo no começo encaramos uma subida bem forte e depois seguimos em zigue-zague pelo morro, paramos algumas vezes para admirar a bela paisagem e observar três tucanos que passaram voando por nós. Quando estávamos quase no topo do morro deparamos com um grupo de vacas, elas sempre estão neste ponto, e vieram em nossa direção atrás de sal grosso (pelo menos é o que eu acho), como  não conseguiram nada ficaram um tempo nos encarando e foram embora.

Chegando ao topo do morro a trilha segue para a esquerda, passando por um pequeno trecho com eroção e logo em seguida estamos no início da mata. A entrada da trilha fica em uma pequena grota, olhando com atenção você irá ver a picada escondida no meio do mato. O trecho dentro da mata é dividido em duas partes, a primeira vai até as jabuticabeiras e a segunda das jabuticabeiras à um casebre abandonado. Um alerta, quando chegar nas jabuticabeiras a trilha seguirá para a esquerda.

Dentro da mata encontramos alguns palmitos cortados (ação de palmiteiros), tiramos fotos de uma bela orquídea e cruzamos alguns córregos. Chegando ao casebre (atenção, pois este ponto a trilha está bem fechada) novas fotos e o início da caminhada pela estrada. Seguimos pela estrada com cuidado, pois estava bastante escorregadio por causa da chuva do dia anterior. Demos uma parada em uma pequena e bela cachoeira com um poço ótimo para banho, eu chamei este lugar de Cachoeira do Camarão devido a presença de camarões no rio. A trilha continua pela estrada até chegar a pousada Portal do Bosque (pelo menos era este o nome, não sei se mudou). O Portal do Bosque marca o fim oficial da trilha, segue-se por mais quinze minutos até chegar a rua principal de Penedo onde pega-se o ônibus de volta para Resende.

Fizemos a travessia em quatro horas, no final todos estavam satisfeitos e aprovaram o percurso. Lembrando que o trajeto passa por propriedades particulares sendo necessário a autorização.

1. Ótimo relato, Agenor!
    Sou de São Paulo. Sabe me dizer se consigo pegar um ônibus para Serrinha na rodoviária de Resende? Até mais.

2. Ótimo relato, Agenor!

3. Bom dia Pâmela
    O ônibus que faz a linha para a Serrinha sai do terminal rodoviário dentro da cidade e passa pela rodoviária de Resende. Os horários são poucos, o ideal é entrar em contato com a Viação Penedo (responsável pela linha - (24) 3381-8861).

Caso você pretende realizar a caminhada sugiro que contrate um guia, pois a trilha é pouco utilizada e possui trechos em que a mata está bem fechada com uma boa possibilidade de perder-se.