quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Parque Estadual da Pedra Selada

A Pedra Selada símbolo e um dos principais atrativos do parque a ser criado.
A região das Agulhas Negras está preste a ganhar uma nova reserva ambiental, trata-se do Parque Estadual da Pedra Selada, com quase 8.000 hectares estando localizado nos municípios de Resende e Itatiaia.

Como o parque estará quase todo situado em Resende (cerca de 95%), o INEA - Instituto Estadual do Ambiente, órgão responsável pela criação da unidade de conservação - organizou no dia 07/12 uma consulta pública na câmara de vereadores desta cidade. Com um bom número de participantes a consulta começou as 19 horas e prolongou-se por quase três horas.  A apresentação foi capitaneada pelo representante do INEA André Ilha.

A apresentação abordou os seguintes assuntos: situação atual da Mata Atlântica, as estratégias e objetivos do INEA, o que é um parque estadual, os critérios para criação de Unidades de Conservação (UC´s) e como será o Parque Estadual da Pedra Selada. Após a apresentação, o público pode fazer perguntas para esclarecimento de dúvidas. A maior preocupação foi quanto a situação dos produtores rurais localizados na área do novo parque. O representante do INEA procurou tranqüilizar a todos dizendo que a unidade de conservação pegaria, na sua maioria, áreas com cobertura vegetal, ou seja, áreas não produtivas e já consideradas como área de proteção permanente (APP) e ressaltou que o parque alavancaria o turismo na região, melhorando a economia local. Ao término da consulta, acredito que muitas dúvidas ainda persistem, mas a grande maioria dos participantes (assim como eu) foram favoráveis a criação do novo parque. Agora é aguardar o desenrolar do processo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário