quinta-feira, 17 de setembro de 2015

VI Circuito Caminhadas na Natureza - Serrinha do Alambari

A sexta edição do evento Caminhadas na Natureza acontece na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serrinha do Alambari, em Resende, no próximo dia 20 de setembro, domingo, a partir das 08 horas.

O evento será realizado pela ONG Crescente Fértil, com patrocínio da Nova Dutra, por meio da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte, e apoio da Prefeitura de Resende, através das secretarias municipais de Turismo e de Esporte e Lazer, em parceria com a entidade Anda Brasil - Confederação Brasileira de Esportes Populares, caminhadas na natureza e inclusão social.

Segundo o secretário de turismo Antônio Leão, a caminhada é aberta a um público abrangente: jovens, adultos, melhor idade e pessoas com algum grau de necessidade especial, seja em grupos ou sozinhos. Trata-se, desta forma, de um evento inclusivo e democrático.

Embora não apresente caráter competitivo, a "Caminhadas na Natureza" é reconhecida como esporte popular. Apresenta como fins a contemplação da natureza, a valorização da vida rural, a integração social e o incentivo à melhoria da qualidade de vida. Nesta edição na Serrinha do Alambari, ela será realizada em circuito sinalizado, com percurso total de 10 km. O evento terá como base (Posto 1) a Praça da Serrinha, de onde os participantes sairão em caminhada rumo a Trilha do Tatu.

Durante a caminhada, 3 postos de controle são alocados para apoiar os participantes. No Posto 1 - localizado no início da caminhada - os participantes preenchem a ficha de inscrição e recebem cartão de participação (controle de saída e chegada). Aí ficam disponíveis informações sobre o circuito e são distribuídos os brindes, água, frutas, etc.

Além de receberem croquis com o percurso a ser realizado, os caminhantes serão acompanhados por monitores locais durante todo o evento. Nos postos 2 e 3, dispostos em locais estratégicos, os participantes recebem carimbos que comprovam sua passagem por todo o percurso. Ao final deste, recebem o carimbo do evento. As inscrições podem ser feitas pelo site www.caminhadas.info ou pelo e-mail caminhadasnatureza.resende@gmail.com

As "Caminhadas na Natureza", credenciadas pelo IVV, Federação Internacional dos Esportes Populares, são praticadas em mais de 6 mil circuitos por 16 milhões de caminhantes em 39 países do mundo. A Anda Brasil é responsável pelo credenciamento, organização e promoção dos circuitos de Caminhada na Natureza nas cinco regiões do Brasil. Em Resende, já foram realizadas cinco edições dessa caminhada, todas elas na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serrinha do Alambari.

Fonte: Prefeitura Municipal de Resende


Nenhum comentário:

Postar um comentário