domingo, 25 de março de 2012

Serrinha - Penedo (Via Figueira)

No dia 22/03, quinta-feira, estava programado pelo Projeto Monitor de Ecoturismo a realização da trilha da Cachoeira do Rolando em Engenheiro Passos, mas chegando a fazenda a onde está situada a cachoeira, fomos informados pelo administrador que o acesso estava fechado ao público por determinação do dono da propriedade. Com esta impossibilidade tivemos que traçar um novo destino e foi sugerido a travessia Serrinha - Penedo pela parte alta, passando por uma grande figueira  já em Penedo.

Iniciamos a trilha no alto da Serrinha em uma propriedade particular. O percurso é todo dentro da mata e a trilha está totalmente fechada e tivemos que utilizar o facão o tempo todo. Os pontos a destacar no trajeto (além da beleza da Mata Atlântica) é a travessia do rio Alambari ainda na Serrinha e a crista do morro conhecido como divisor (de um lado é a Serrinha e do outro Penedo), este local é tomado de árvores de médio a grande porte, muito bonito.

Infelizmente não conseguimos localizar a Figueira e tivemos um pouco de dificuldade de achar a trilha em Penedo, pois tínhamos saído do trajeto original, localizada seguimos direto para Penedo. Saímos em uma casa abandonada em meio a mata e um pouco mais a frente estávamos na estrada do Truta Viva.

Esta trilha não é recomendada para o uso de turistas e trilheiros pelo fato de estar totalmente fechada, sendo muito difícil a orientação dentro da mata para quem não conhece bem aquela região, mas valeu a pena para eu conhecer mais um pouco esta lindíssima região. Participaram desta atividade: eu, Adriana, Antônio Leão e os guardas-ambientais Ademilson e Ismar (sem a presença deles não seria possível a realização desta empreitada).





Nenhum comentário:

Postar um comentário