segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Pedra do Sabão


Estive na Pedra do Sabão no dia 13/10 com a Adriana para um reconhecimento da trilha e, posteriormente, fazer o levantamento completo do percurso. Este trabalho de coleta de dados foi feito no dia 10/11. Participaram da atividade, além de mim, o Ismar e o Ademilson (a Adriana e a Dione não puderam participar por motivos de força maior), neste mesmo dia aproveitamos para fazer o levantamento da pequena trilha da Cachoeira do Arco-Íris na pousada Fazenda do Mel.

Saímos de Resende eram quase nove horas acompanhados de dois funcionários da prefeitura que fariam um curso na vila de Mauá. No caminho passamos na Serrinha do Alambari para apanhar o Ismar e tive a oportunidade de conhecer a sede do Grupamento Ambiental da Guarda Municipal. Conversando com o Santana (chefe do grupamento) fui informado que antes no local funcionava uma escola municipal, o espaço é muito bom mas falta uma boa reforma nas instalações. Recolhida a carga (o Ismar) seguimos rumo a Visconde de Mauá.

Na vila de Mauá deixamos os dois funcionários e fomos para a Fazenda do Mel para demarcar a trilha da cachoeira, chegando no estabelecimento e depois de uma conversa com o Fernando (proprietário) achamos melhor primeiro ir na Pedra do Sabão e depois retornar para a cachoeira. Depois de muita subida e descida pela estradinha de terra estávamos chegando no ponto de partida para a pedra, uma linda propriedade situada no alto do morro. O caseiro não estava mas como já tínhamos deixado tudo combinado na última passagem por lá (dia 13/10) prosseguimos com o planejado.

A trilha da Pedra do Sabão é curta e considerada leve, está dividida em três partes a saber: a primeira é a mais cansativa, uma subida com boa inclinação pelo morro até chegar a crista; a segunda parte é super tranquila, caminhar pela crista até chegar na entrada de uma pequena mata, aproveite para apreciar o belo visual e a visão privilegiada da Pedra da Boca do Sapo; a terceira e última parte é a travessia da matinha, apesar de curta dá um pouco de trabalho por ser bem fechada.  Após meia hora de caminhada estávamos no topo da pedra, aproveitamos para descansar, beber uma águar e admirar a bela vista da região. Após várias fotos retornamos.

De volta ao carro seguimos em direção a nossa última empreitada: a demarcação da trilha da Cachoeira do Arco-Íris. Chegando na pousada conversamos rapidamente com o Fernando e pé na trilha. Este percurso é extremamente fácil, caminha-se por uma estradinha de grama até a cachoeira (cerca de 1250 mts). A queda d´água é muito bonita, um paredão de cerca de 20 metros de altura mas devido a seca estava com pouquíssima água. O Ademílson não perdeu tempo subiu pelo lado da cachoeira e fez um rapel pela parede.

Quando voltamos para a pousada a Jussara (esposa do Fernando) no esperava para o almoço: uma boa salada e uma deliciosa macarronada. Muita troca de ideias na refeição e já era hora de voltarmos para Resende mas antes passamos em Mauá para pegar os nossos caronas.

Foi mais uma atividade perfeita: A demarcação das trilhas da Pedra do Sabão e da Cachoeira do Arco-Íris. O próximo objetivo pelo Projeto Monitor será a subida da Pedra da Boca do Sapo e Cachoeira do Araçá no dia 17/11 também em Visconde de Mauá.



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário