sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Trilha Serrinha - Penedo

Na quinta-feira, dia 22/09, realizei a Trilha Serrinha - Penedo juntamente com dois guardas municipais florestais e o Leandro pelo Projeto Monitor. O nosso objetivo era fazer um levantamento completo da trilha, tais como: percurso, tempo de duração, atrativos e outros dados para a Secretaria de Turismo e a Agência do Meio Ambiente (AMAR).

Encontrei-me com a Adriana da AMAR as 8h15min na própria agência e, com a Dione (turismo), fomos para a Serrinha para encontrar com os demais integrantes da caminhada. Chegando ao local os dois guardas municipais já nos esperavam, logo em seguida apareceu o Leandro. Tiramos fotos juntos e combinei com a Adriana o horário que ela me pegaria em Penedo.

A caminhada inicia na fazendo do Sr. Celestino, fomos muito bem recebidos e informamos o que faríamos. A primeira parte da trilha é toda feita em região de pasto e a segunda é por dentro da mata. Logo no início temos uma subida bem íngreme, depois a trilha fica tranquila de fazer. Após uns 40 minutos de caminhada chegamos na entrada da floresta, fiquei junto com um guarda enquanto o Leandro e o outro procuravam a entrada. Depois de um certo tempo, os dois voltaram carregando cerca de 4 palmitos e informaram que haviam palmiteiros na área. Com esta informação houve uma mudança total no que faríamos. Emprestei o meu celular para os guardas informarem a central a presença dos palmiteiros e resolvemos embrenhar na mata para tentar localizar qual o ponto de saída que os palmiteiros estavam utilizando.

Andamos em silêncio e com cuidado pela mata, pois não queríamos chamar a atenção. Foi difícil caminhar pelo local por ser em encosta e muito fechado. Localizamos três grupos de palmitos cortados e prontos para serem transportados, calculamos em cerca de 100 palmitos derrubados. Descemos até o Córrego Frio e subimos pelo riacho até sair de novo na trilha. Perto de um grupo de jabuticabeiras, encontramos uma cenário de destruição, diversos palmitos cortados as margens do córrego, foi muito desanimador. Entramos na trilha e caminhamos até Penedo. Chegando ao final da trilha separei-me do restante do grupo, porque eles iriam retornar para continuar com o levantamento da ação dos palmiteiros. Chegando na Praça Finlândia em Penedo, encontrei-me com a Adriana e contei o acontecido e entreguei a máquina fotográfica com as fotos da destruição.

Mais tarde a Adriana informou-me por e-mail que o grupo havia localizado o acampamento dos palmiteiros e solicitado ajuda ao Parque Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário