terça-feira, 20 de setembro de 2011

Pedra do Santiaguito

No dia 10/09 (sábado) estive no Planalto do Itatiaia para conhecer a Pedra do Santiaguito. Junto comigo estavam o Santiago, Fátima, Gracie e Rebeca . Do grupo, os dois primeiros já conheciam o local.

Saímos de Resende as 06 horas no carro do Santiago e no caminho paramos em um barzinho para tomar café e comprar o lanche para a caminhada. Passamos direto pelo Registro e entramos na estrada de terra que leva ao Planalto, até chegar no Brejo da Lapa a estrada está boa, a partir deste ponto, ela está precisando urgentemente de melhorias. Depois de algum tempo estávamos no Posto Marcão - portaria da parte alta do Parque. Preenchida a ficha informando para onde íamos e pago a entrada, prosseguimos de carro até o Abrigo Rebouças.

O dia estava bonito, o que prometia boas paisagens e consequentemente boas fotos. Saindo do Rebouças, pegamos a trilha que vai para o Pico das Agulhas Negras, perto da base do Pico seguimos por uma outra trilha que vai para a Pedra do Altar, Cachoeira do Aiuruoca e Travessia Rebouças-Mauá. Subíamos pela trilha devagar parando algumas vezes para descansar e apreciar a linda vista das Agulhas Negras. Depois de algum tempo saímos da trilha para seguir para o Santiaguito (este local não têm uma trilha definida). A partir deste ponto tudo era novidade para mim, andamos entre mato e pedras até chegar a um grande platô, o lugar é muito bonito contando, inclusive, com um pequeno lago onde é possível tirar lindas fotografias. Logo depois do platô estávamos no topo do Santiaguito, a vista que se têm é deslumbrante, você vê os principais pontos turísticos do local: Prateleiras, Pedra do Altar, Morro do Couto, Asa de Hermes e o Pico das Agulhas Negras. Aliás, na minha opinião, a vista das Agulhas no Santiaguito é lindíssima.

Ficamos mais de uma hora no topo, tempo suficiente para descansar, lanchar e apreciar o visual. A caminhada do Santiaguito foi uma grata surpresa para mim, é uma trilha belíssima e curta indicada para todas as pessoas. Vale a pena conhecer.

 Parte do grupo no Santiaguito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário