quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Cachoeira do Araçá

As trilhas programadas para o dia 17/11 pelo Projeto Monitor eram Cachoeira do Araçá e a Pedra da Boca do Sapo. Devido as chuvas que antecederam a atividade resolvemos fazer somente a da cachoeira e buscar maiores informações com relação a Boca do Sapo.

O grupo que subiu para Visconde de Mauá era composto por Adriana, Agenor, Ismar e Ademilson. A cachoeira fica na propriedade do Sr. Ernani situada a uns dez minutos do Lote 10, a entrada é por uma estradinha a direita com um mata-burro bem no início a poucos metros antes da Fazenda Lajinha.

Chegando na propriedade fui logo conversar com o seu Ernani enquanto o resto do grupo preparava-se. Feitas as apresentações e foto para prosperidade iniciamos a nossa caminhada. A Cachoeira do Araçá é, na verdade, composta por três quedas d´águas distintas: Araçá, Bromélias e Tucanos. A trilha de acesso ao conjunto é bem pequena e feita em região de pasto, a primeira a ser visitada foi do Araçá. Chegando no local você não consegue ver direito, pois ela está situada no alto do córrego, para chegar até ela sobe-se por uma trilha bem escondida a direita, como eu não sabia da existência desta trilha subi acompanhado do Ismar e do Ademilson pelas pedras mesmo. É uma bonita queda d´água, mas não têm como tomar banho.

Voltamos para a trilha e seguimos em direção a segunda cachoeira, a das Bromélias, no caminho encontramos com algumas vacas, eu e a Adriana ficamos com um pé atrás em relação aos bichos mas elas foram espantadas pelo Ademilson. Subimos um pouco e depois de entrar na matinha já avistamos a Cachoeira das Bromélias, ela está situada a esquerda da trilha no meio da mata, é uma pequena queda d´água com um pocinho.

E por fim fomos para a Cachoeira dos Tucanos, situada no final da trilha em um lugar muito bonito. A cachoeira está coladinha com a mata e cercada por um belo gramado, o local é ótimo para descansar, pegar um Sol, refrescar-se no pequeno poço ou ficar sentado debaixo da queda d´água. O grupo gostou tanto do lugar que não queria nem ir embora. Na minha opinião é a mais bonita entre as três que visitamos.

Retornamos para a propriedade do Seu Ernani onde ficamos um bom tempo conversando com ele e esposa, tomando um bom café acompanhado por um delicioso queijo mineiro. A visitação é aberta as pessoas mediante ao pagamento de uma taxa para a conservação da trilha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário