domingo, 10 de março de 2013

Cachoeira Água Branca


O Projeto Monitor de Ecoturismo reiniciou as atividades na região da Fumaça, o objetivo foi verificar as condições da Cachoeira da Fumaça e conhecer melhor a Cachoeira Água Branca.

A excursão foi no dia 07/03, saímos de Resende as 08:40 hs e a equipe era composta por mim (GEAN), Adriana e Marcos (AMAR), Eduardo (Secretaria de Turismo), 02 guardas municipais e mais o nosso motorista Luis.

Chegando na Cachoeira da Fumaça constatamos o óbvio: a falta de estrutura do local. As carcaças dos carros ainda estão lá, esperando para serem retiradas; a inexistência de uma portaria com um centro de visitantes e próximo a cachoeira a falta de cercas de proteção é um perigo para o turista. Estou levantando estes problemas pelo fato da cachoeira ser o ponto central do Parque Municipal da Cachoeira da Fumaça e Jacuba, um parque que só existe no papel.

Saindo da Cachoeira da Fumaça dirigimo-nos para uma outra queda d´água, a cachoeira Água Branca. O nosso objetivo era tentar chegar na base da cachoeira mas não foi possível devido a mata fechada. O Luis, morador da Fumaça, levou-nos por uma estradinha danada de ruim até o topo da Água Branca. O lugar é muito bonito e visual é deslumbrante, no final das contas, a Água Branca foi uma grata surpresa.

Pretendo voltar ao local e subir a estradinha a pé para ver quanto tempo gasto até o topo e futuramente colocar esta trilha na programação oficial do GEAN.




 Todas as fotos foram tiradas na Cachoeira Água Branca

Nenhum comentário:

Postar um comentário