sábado, 15 de outubro de 2011

Pedra do Sabão - Visconde de Mauá


No dia 13/10 estava programado pelo Projeto Monitor a medição da trilha da Pedra da Boca do Sapo em Visconde de Mauá mas devido ao tempo ruim e informações que em Mauá estava chovendo, resolvemos cancelar a atividade. Em conversa com a Adriana na AMAR ficou acertado que subiríamos a serra para entrar em contato com os proprietários da Pousada Fazenda do Mel para obter a autorização para medir a trilha da Pedra do Visconde no dia 27/10. Além deste encontro tentaríamos colher maiores informações da Pedra da Boca do Sapo, pois na realidade ninguém do grupo conhece esta trilha.

Chegando na vila fomos direto para a Fazenda do Mel e fomos recebidos por um dos proprietários, a Adriana expôs os motivos da nossa visita e prontamente foi dada a autorização. Caminhamos um pequeno trecho da trilha, fomos até uma lagoa, de onde foi possível avistar a Pedra do Visconde.

Saindo da pousada seguimos de carro em direção a Pedra da Boca do Sapo para obter maiores detalhes de como é a trilha e, se possível, conseguir a permissão para fazê-la. Em um certo ponto da estrada vimos a bela Pedra do Sabão, paramos para fotografá-la e observar como poderia chegar ao seu topo, foi quando o Eleno avistou uma casa bem no alto de um morro, localizamos um estradinha que dá acesso a esta propriedade e fomos até lá.  Chegando ao local conversamos com o caseiro e ele nos explicou como é a trilha e disse que poderíamos subir sem nenhum problema. Eu e a Adriana decidimos fazer a trilha para reconhecimento.

O início da caminhada é o mais difícil, você têm que subir um morro bem alto até chegar a sua crista. Nesta parte do percurso a Camila, que estava comigo e a Adriana, resolveu descer. Chegando a crista tivemos uma ótima vista para a Pedra da Boca do Sapo e da região, caminhamos tranquilamente pela crista até chegar na entrada de uma pequena mata que nos separava do topo da pedra. Apesar de pequena, tivemos um pouco de dificuldade para passar pela vegetação, não tínhamos levado facão, depois de pisar muito nos arbustos estávamos no topo da Pedra do Sabão. Permanecemos no topo por cerca de quinze minutos para admirar a lindíssima vista e tirar algumas fotos. A descida foi feita debaixo de chuva.

A trilha da Pedra do Sabão é ótima de fazer. É uma caminhada leve (levamos cerca de cinquenta minutos para subir e vinte para descer) com bela paisagem da região, recomendo os trilheiros a fazê-la.



Nenhum comentário:

Postar um comentário