sexta-feira, 5 de abril de 2013

Poços do Céu e Dinossauro

Um dos poços mais bonitos existentes na Serrinha do Alambari é o Poço do Céu no Rio Santo Antônio e tive o prazer de conhecê-lo na atividade do Projeto Monitor no dia 26/03/2013.

Neste dia o tempo estava muito fechado e com bastante nuvens eu até cheguei que a excursão fosse cancelada mas, graças a Deus, isso não aconteceu. Participaram eu (GEAN), Eduardo (Secretaria de Turismo), Leandro (Crescente Fértil) e os guardas muncipais do Grupamento Ambiental Ismar e Ademilson.

Saímos de Resende por volta das 08:30 e seguimos direto para o Camping Clube do Brasil na Serrinha onde encontramos com o Leandro. Depois do camping seguimos praticamente até o final da estrada já em uma propriedade particular, ponto de partida da trilha até o poço.

Chegando na propriedade (uma pequena e aconchegante casa) notei que estava abandonada, fazia tempo que o dono não passava por lá. Fiquei imaginando que aquele lindo local daria um ótimo parque municipal tendo a casa como um centro de visitantes com informações locais. A trilha é uma pequena caminhada em meio a mata até o poço, neste percurso tivemos a sorte de ver um macaco e atravessamos dois pequenos cursos de água. No poço, fiquei um pouco decepcionado, explico: devido as fortes chuvas que atingem a região o rio estava muito cheio e o Poço do Céu perdeu a sua principal característica que é a cor azulada e cristalina de suas águas. Continuamos andando nas margens do rio Santo Antônio até chegarmos no Poço do Dinossauro, este estava lindíssimo pela forte cachoeira proporcionado pela cheia do rio. Descendo ainda mais o rio vimos o bonito Poço da Turmalina.

Após passarmos pelos três poços seguimos pela trilha na mata até sairmos em um condomínio particular de casas, dali seguimos até o ponto onde deixamos os carros. Na volta uma parada obrigatória no barzinho da praça para comer um pão com mortadela acompanhado de Coca-Cola.



2 comentários:

  1. O poço do Céu, na minha opinião, é o mais bonito da região. O acesso está liberado, Agenor?
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo. Estive em Alambari pela primeira vez faz 1 semana. Tentei localizar a entrada para o poço mas Alambari estava totalmente deserta...fui durante a semana, de férias.....Decepcionante rs

    ResponderExcluir