segunda-feira, 25 de março de 2013

Alto da Serra e Cachoeira do Araçá

O Projeto Monitor de Ecoturismo continua a todo gás, no dia 14/03 estivemos em Visconde de Mauá para monitorar dois atrativos: Trilha do Alto da Serra e o complexo de cachoeiras do Araçá.

A nossa primeira atividade foi fazer a trilha do Alto da Serra. Este percurso começa nas torres de transmissão existente bem no alto da serra e vai terminar atrás do colégio na vila de Mauá. A trilha é na realidade utilizada pelos praticantes de Mountain Bike, especificamente os amantes do Downhill onde o objetivo é descer morro abaixo no menor tempo possível, ou seja, coisa de doido. Por este motivo, a trilha está super bem conservada. O grande atrativo é o belíssimo visual da região de Visconde de Mauá e após uma hora de caminhada estamos no final.

Ao término do monitoramento da trilha, dirigimo-nos para o complexo de cachoeiras do Araçá. Chegando ao local fomos muito bem recepcionados pelos proprietários que autorizaram a nossa entrada. Para visitar as cachoeiras é cobrada uma taxa de R$ 2,00 que é utilizada para a manutenção das trilhas que levam até as quedas d´água.

O complexo é composto por três pequenas quedas d´água: Araçá, Bromélias e Tucanos. A primeira é composta por duas quedas sendo que para chegar na segunda sobe-se ao lado do riacho em meio a mata é uma bela cachoeira. A das Bromélias está entre a Araçá e Tucanos e possui um pequeno poço para banho. A dos Tucanos está em uma região de pasto, tornando o local muito bonito e agradável. Vale a pena a vistar a estas cachoeiras.

Participaram deste monitoramento: Agenor (GEAN), Eduardo (Secretaria de Turismo) e Marcus (AMAR). Não podendo esquecer de citar o Luis.





Nenhum comentário:

Postar um comentário