sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Ilha das Garças

Representando o COMAR (Conselho de Meio Ambiente de Resende) estive no dia 15/08  na Ilha das Garças em Resende juntamente com dois técnicos da AMAR e militares da AMAN (Academia Militar das Agulhas Negras).

Objetivo foi fazer uma análise preliminar da situação da ilha para a elaboração de um estudo visando a possibilidade de criação de uma unidade de conservação. 

Eu e os dois técnicos da Agência do Meio Ambiente encontramos com os militares por volta das 10:30hs nas margens do rio Paraíba do Sul. Após as apresentações, os militares descarregaram o bote e instalaram o motor para irmos até a ilha. No bote foram eu, os dois técnicos e mais dois militares. A travessia do rio foi rápida (uns cinco minutos), a ilha está bem próxima ao bairro Surubi.

Após o desembarque na ilha pude constatar a presença regular de pessoas no local (encontramos um acampamento montado com cama feita de bambus). Acredito que o local seja utilizado por pescadores. Uma cena chamou-me a atenção, um buraco que mais parecia uma armadilha. Talvez seja para capturar alguma Capivara que esteja por ali.

Devido ao horário não vimos muitas garças mas verificamos a grande quantidade de ninhos situados nas copas dos bambus. O interessante é que as garças só fizeram os ninhos nos bambus, as demais árvores existentes não tinham nenhum ninho.

Ficamos na ilha por cerca de uma hora, tempo suficiente para os técnicos da AMAR coletar as informações desejadas para a elaboração do relatório. Devido a presença de ninhos nesta ilha acho interessante a criação de uma unidade de conservação para garantir legalmente a preservação deste pequeno eco-sistema.




Nenhum comentário:

Postar um comentário