quinta-feira, 24 de maio de 2012

RPPN Dois Peões

O Projeto Monitor de Ecoturismo realizou uma atividade diferente no dia 21/05, em vez de fazer o levantamento de dados de trilhas já existentes fomos até a Serrinha do Alambari para conhecer a RPPN Dois Peões de propriedade de George Braile. A RPPN ainda está em fase de criação junto ao INEA.

O ponto de encontro dos participantes foi no Juçaí as 09 horas. No horário combinado quase todos já estavam no local, excessão para os técnicos do INEA que marcaram as 10 horas. Com a equipe completa, definimos o caminho a ser feito até a RPPN e a área a ser explorada. Partimos em direção ao destino nos veículos do INEA  e do Grupamento Ambiental da Guarda Municipal.

A RPPN está localizada na parte alta da Serrinha e teríamos que caminhar um bom trecho na mata virgem até chegar a unidade. Este trajeto foi uma surpresa para nós, a mata muito fechada e com muitos bambuzinhos dificultou o nosso avanço. Conseguimos chegar até um pequeno córrego (afluente do rio Pirapitinga), subimos um pouco mais até uma encosta. Devido o horário (já eram duas horas) resolvemos abortar a empreitada e iniciamos o retorno. Apesar de não termos chegado a RPPN a atividade foi válida, abrimos um trecho de trilha para uma futura expedição e o local por onde andamos é muito bonito, encontramos diversas pedras em meio a mata formando pequenas "caverninhas".

A Eliane, proprietária da RPPN Santo Antônio, nos convidou para um almoço na sede da sua fazenda na Serrinha. Chegando ao local fiquei muito admirado com a beleza do lugar (no futuro pedirei autorização da Eliane para uma pequena expedição pela região) e o almoço foi um banquete. Considerei o dia proveitoso, afinal de contas conheci dois novos lugares na linda Serrinha do Alambari.



Nenhum comentário:

Postar um comentário