domingo, 11 de agosto de 2013

Trilha da Gávea

No dia 08/08, quinta-feira, conheci uma nova trilha em Visconde de Mauá. Como este percurso não tem um nome oficial a chamei de Trilha da Gávea, ela começa no final da Trilha do Cruzeiro e termina na Pedra da Gávea.

Eu tinha combinado com o Alberto de fazermos esta trilha mas ele perdeu o ônibus para Visconde de Mauá (informaram que o ônibus saía do laranjão, ao lado do Espaço Z, mas, na verdade, ele saiu do ponto localizado na rua da Casa da Amizade). Quando eu entrei no ônibus no Campos Elíseos e não o encontrei, vi que faria a trilha sozinho.

A subida para Visconde de Mauá foi tranquila, no ônibus fiquei conversando com os colegas do PEPS (Parque Estadual da Pedra Selada) que passaram informações importantes da trilha, assim eu teria pontos de referência para saber que estava no caminho correto. Chegando na vila de Mauá despedi do pessoal e passei rapidinho na loja do meu amigo Iazpeck, conversamos um pouco e tomei rumo a trilha.

Fiz a pequena trilha do Cruzeiro bem rápido e sem paradas, cerca de 20 minutos depois estava no Cruzeiro tirei algumas fotos da cruz e da casinha que abriga uma imagem de Nossa Senhora. Voltei um pouco na trilha para chegar ao início do meu objetivo, a trilha da Gávea.

O início da caminhada é em mata fechada mas com a trilha em excelente condição (não tem como errar), após um tempo chega-se a uma região mais aberta com belos visuais. Em um determinado ponto o percurso acompanha uma cerca de arame farpado, do outro lado da cerca tem um belo gramado com várias araucárias. Depois comecei a descer e logo estava ao lado do rio Preto, muito bonito, neste trecho encontrei dois pontos bons para banhos e já visualizava a Pedra da Gávea por um ângulo que eu nunca tinha visto. O trecho de trilha termina em uma estradinha de terra, é só caminhar por ela até chegar a uma ponte pencil sobre o rio Preto, após atravessar chega-se ao final da trilha em um belo condomínio de casas, tendo ao fundo a belíssima Pedra da Gávea. Fiz toda a trilha em 01h20min (já descontando as paradas).

A volta para a vila de Mauá foi pela estrada que liga esta vila a Maringá e Maromba. Foi uma excelente caminhada que pretendo fazer mais vezes, é sempre bom estar em Visconde de Mauá em contato com a natureza. Nada melhor para relaxar do stress da vida na cidade.


  





Nenhum comentário:

Postar um comentário