quinta-feira, 5 de abril de 2012

Morro do Couto


No dia 04/04/2012 eu e meu amigo Evandro tivemos a honra de levar um grupo de jovens estudantes do colégio João Maia, acompanhados de três professores, ao Morro do Couto no Planalto do Itatiaia. A atividade faz parte da 6ª Jornada Ambiental (referente ao ano passado).

O ponto de encontro foi em frente ao colégio e por volta das 7 horas saímos rumo ao Planalto. A galerinha dentro do ônibus estava bem animada e a viagem foi tranquila. Passamos por Engenheiro Passos e demos a primeira parada na Garganta do Registro para esticar as pernas. Saindo do Registro pegamos uma estradinha de terra (que por incrível que pareça é uma BR) e já deu para notar a diferença na vegetação (a partir deste ponto é típica de montanha). Os alunos curtiram muito o belo visual da estrada até chegarmos ao Posto 3 (mais conhecido como Posto Marcão). Preenchemos a ficha de entrada e para onde iríamos e iniciou a nossa caminhada.

Reunimos o grupo na área de estacionamento dos carros e fizemos todas as considerações e partimos para a trilha. Caminhamos pela estrada que dá acesso a torre maior de Furnas quando estávamos próximo a torre entramos em uma trilha situada à direita da estrada, logo no começo uma parte dos alunos viram uma pequena cobra mas sem nenhum problema. A trilha está muito bem sinalizada e caminhamos sem dificuldade. Após um tempo chegamos ao Campo Escola Luis Fernando (uma parede onde existem diversas vias de escaladas) e o Evandro deu uma pequena explicação das vias e como é feita a escalada. Passamos por um pequeno trecho alagado e chegamos ao Morro do Couto propriamente dito, vimos a torre menor de Furnas e mais a frente o nosso objetivo final: o cume do Couto.

A caminhada pela crista do Couto é lindíssima com belas paisagens mas, infelizmente, fomos um pouco prejudicados pelas nuvens. Após a passagem do trecho de trepa-pedras (a escalaminhada) estávamos todos no topo onde lanchamos e ficamos um tempo apreciando o Planalto. Conseguimos ver (quando as nuvens deixavam) a Pedra do Altar, o Pico das Aguhas Negras e a Asa de Hermes. A descida foi tranquila sem nenhum incidente.

Já no ônibus, paramos no antigo hotel Alsene, Brejo da Lapa e Casa de Pedra (um agradecimento especial ao sr. Antonio Coslops que permitiu a nossa visita a casa) e as 18:30 estávamos em Resende. Foi uma ótima atividade com um grupo animadíssimo e especial, parabéns a todos.

Obs.: A foto panorâmica foi tirada em um trecho da trilha do Morro do Couto.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário