sábado, 28 de abril de 2012

Pedra do Altar


No dia 25/04 eu e o Evandro (os dois representando o GEAN) levamos um grupo de alunos e professores da escola Professor Carlinhos da Fazenda da Barra na Pedra do Altar no Planalto do Itatiaia. A atividade estava inserida no projeto Turismo nas Escolas da prefeitura de Resende.

Pegamos o ônibus do projeto no centro de Resende e seguimos para a Fazenda da Barra para buscar as crianças. Saímos da Barra por volta das 06hs30min. Fomos direto para o Planalto com um pequena parada no Registro para um café e alguns alunos aproveitaram para pegar um ar, pois enjoaram na subida da serra de Engenheiro Passos até o Registro.

Chegando no Posto Marcão preenchemos a ficha de entrada e seguimos a pé até o Abrigo Rebouças (não é permitida a entrada de ônibus). O dia estava lindo, ensolarado e com o céu azul, uma verdadeira energia blue (como diria o meu companheiro Dimi). No rebouças todos foram ao banheiro e os alunos e professores fizeram um pequeno lanche, quinze minutos depois estávamos na trilha para o Pico das Agulhas Negras. Neste trecho da caminhada a garotada adorou a passagem da ponte suspensa, tive que falar para não pularem em cima da ponte.

Nas placas da bifurcação viramos para a esquerda em direção ao Altar e aí que erramos, logo depois das placas, deveríamos virar de novo para a esquerda e subir, mas seguimos em frente na trilha da Asa de Hermes. Depois de um certo tempo andando comentei com a Dione que tínhamos errado pois estávamos muito próximo do Pico. Conversei com o Evandro para ele ver se tinha alguma entrada para esquerda mas não encontramos nada, seguimos pela trilha até chegar bem embaixo da Asa de Hermes, na frente só tinha um brejo. Eu e o Evandro pedimos para o grupo descansar e esperar e subimos dois morros bem frente à Asa de Hermes para ver a Pedra do Altar, localizada a pedra, pedimos a todos para subir. Do topo do morro, seguimos pela crista em direção ao Altar até encontrarmos a trilha e correta e seguimos até o cume.

Ficamos cerca de uma hora no topo da Pedra do Altar, tiramos bastante fotos, lanchamos e deu até para as meninas passarem batom e esmalte (não é brincadeira não, elas realmente transformaram o Altar em salão de beleza). Seguimos para o Rebouças, onde um professor e quatro alunos tiveram a coragem de tomar banho no lago da represa. Saímos do Parque as 16 horas e, com muita animação, retornamos para Resende. Foi um dia maravilhoso junto com a animada galera do Professor Carlinhos. Já temos um novo encontro marcado no dia 09/05 na base das Prateleiras.




quinta-feira, 5 de abril de 2012

Morro do Couto


No dia 04/04/2012 eu e meu amigo Evandro tivemos a honra de levar um grupo de jovens estudantes do colégio João Maia, acompanhados de três professores, ao Morro do Couto no Planalto do Itatiaia. A atividade faz parte da 6ª Jornada Ambiental (referente ao ano passado).

O ponto de encontro foi em frente ao colégio e por volta das 7 horas saímos rumo ao Planalto. A galerinha dentro do ônibus estava bem animada e a viagem foi tranquila. Passamos por Engenheiro Passos e demos a primeira parada na Garganta do Registro para esticar as pernas. Saindo do Registro pegamos uma estradinha de terra (que por incrível que pareça é uma BR) e já deu para notar a diferença na vegetação (a partir deste ponto é típica de montanha). Os alunos curtiram muito o belo visual da estrada até chegarmos ao Posto 3 (mais conhecido como Posto Marcão). Preenchemos a ficha de entrada e para onde iríamos e iniciou a nossa caminhada.

Reunimos o grupo na área de estacionamento dos carros e fizemos todas as considerações e partimos para a trilha. Caminhamos pela estrada que dá acesso a torre maior de Furnas quando estávamos próximo a torre entramos em uma trilha situada à direita da estrada, logo no começo uma parte dos alunos viram uma pequena cobra mas sem nenhum problema. A trilha está muito bem sinalizada e caminhamos sem dificuldade. Após um tempo chegamos ao Campo Escola Luis Fernando (uma parede onde existem diversas vias de escaladas) e o Evandro deu uma pequena explicação das vias e como é feita a escalada. Passamos por um pequeno trecho alagado e chegamos ao Morro do Couto propriamente dito, vimos a torre menor de Furnas e mais a frente o nosso objetivo final: o cume do Couto.

A caminhada pela crista do Couto é lindíssima com belas paisagens mas, infelizmente, fomos um pouco prejudicados pelas nuvens. Após a passagem do trecho de trepa-pedras (a escalaminhada) estávamos todos no topo onde lanchamos e ficamos um tempo apreciando o Planalto. Conseguimos ver (quando as nuvens deixavam) a Pedra do Altar, o Pico das Aguhas Negras e a Asa de Hermes. A descida foi tranquila sem nenhum incidente.

Já no ônibus, paramos no antigo hotel Alsene, Brejo da Lapa e Casa de Pedra (um agradecimento especial ao sr. Antonio Coslops que permitiu a nossa visita a casa) e as 18:30 estávamos em Resende. Foi uma ótima atividade com um grupo animadíssimo e especial, parabéns a todos.

Obs.: A foto panorâmica foi tirada em um trecho da trilha do Morro do Couto.