sábado, 17 de março de 2012

Cachoeira da Fumaça


Depois de um tempo parado no final do ano o Projeto Monitor de Ecoturismo voltou as atividades em março e o nosso primeiro trabalho foi o levantamento das informações da pequena trilha da Cachoeira da Fumaça em Resende no dia 15/03/2012.

Desta atividade participou somente eu e a Adriana. Saímos de Resende por volta das 08:30 e fomos direto para o distrito da Vila da Fumaça, demos uma pequena parada na localidade somente para eu comprar pilhas para a minha máquina fotográfica. A estrada que leva até a cachoeira passa por uma região muito bonita e cerca de quinze ou vinte minutos depois estávamos no início da trilha.

A trilha inicia em uma placa colocada pela AMAR (Agência de Meio Ambiente de Resende) indicando o Parque Natural Municipal da Cachoeira da Fumaça e Jacuba e 523 metros depois termina na grade de proteção da cachoeira. A trilha é, na realidade, uma estradinha de terra que dá para passar com carro e visualizamos a existência de cerca de quatro bambuzais e, se não me engano, uma fonte de água.

Na cachoeira, eu e a Adriana tiramos diversas fotos e fizemos uma pequena averiguação das condições do local e comentamos como a queda d´água  poderia ser melhor aproveitada do ponto de vista ambiental e turístico. Acima da cachoeira verificamos uma possibilidade de abrir uma trilha até uma pedra que serviria como mirante (um projeto para o futuro).

Na volta para a Vila da Fumaça pedi ao motorista que desse uma parada na estrada para que eu pudesse fotografar uma linda cachoeira no meio da mata (já está anotado em minha agenda uma ida até esta cachoeira, aguarde relato aqui no blog). Por volta das 12:30 estávamos de volta a Resende, uma atividade rápida mas que valeu a pena, afinal, visitar a Cachoeira da Fumaça é um programa imperdível.



Nenhum comentário:

Postar um comentário