domingo, 25 de março de 2012

Serrinha - Penedo (Via Figueira)

No dia 22/03, quinta-feira, estava programado pelo Projeto Monitor de Ecoturismo a realização da trilha da Cachoeira do Rolando em Engenheiro Passos, mas chegando a fazenda a onde está situada a cachoeira, fomos informados pelo administrador que o acesso estava fechado ao público por determinação do dono da propriedade. Com esta impossibilidade tivemos que traçar um novo destino e foi sugerido a travessia Serrinha - Penedo pela parte alta, passando por uma grande figueira  já em Penedo.

Iniciamos a trilha no alto da Serrinha em uma propriedade particular. O percurso é todo dentro da mata e a trilha está totalmente fechada e tivemos que utilizar o facão o tempo todo. Os pontos a destacar no trajeto (além da beleza da Mata Atlântica) é a travessia do rio Alambari ainda na Serrinha e a crista do morro conhecido como divisor (de um lado é a Serrinha e do outro Penedo), este local é tomado de árvores de médio a grande porte, muito bonito.

Infelizmente não conseguimos localizar a Figueira e tivemos um pouco de dificuldade de achar a trilha em Penedo, pois tínhamos saído do trajeto original, localizada seguimos direto para Penedo. Saímos em uma casa abandonada em meio a mata e um pouco mais a frente estávamos na estrada do Truta Viva.

Esta trilha não é recomendada para o uso de turistas e trilheiros pelo fato de estar totalmente fechada, sendo muito difícil a orientação dentro da mata para quem não conhece bem aquela região, mas valeu a pena para eu conhecer mais um pouco esta lindíssima região. Participaram desta atividade: eu, Adriana, Antônio Leão e os guardas-ambientais Ademilson e Ismar (sem a presença deles não seria possível a realização desta empreitada).





sábado, 17 de março de 2012

Cachoeira da Fumaça


Depois de um tempo parado no final do ano o Projeto Monitor de Ecoturismo voltou as atividades em março e o nosso primeiro trabalho foi o levantamento das informações da pequena trilha da Cachoeira da Fumaça em Resende no dia 15/03/2012.

Desta atividade participou somente eu e a Adriana. Saímos de Resende por volta das 08:30 e fomos direto para o distrito da Vila da Fumaça, demos uma pequena parada na localidade somente para eu comprar pilhas para a minha máquina fotográfica. A estrada que leva até a cachoeira passa por uma região muito bonita e cerca de quinze ou vinte minutos depois estávamos no início da trilha.

A trilha inicia em uma placa colocada pela AMAR (Agência de Meio Ambiente de Resende) indicando o Parque Natural Municipal da Cachoeira da Fumaça e Jacuba e 523 metros depois termina na grade de proteção da cachoeira. A trilha é, na realidade, uma estradinha de terra que dá para passar com carro e visualizamos a existência de cerca de quatro bambuzais e, se não me engano, uma fonte de água.

Na cachoeira, eu e a Adriana tiramos diversas fotos e fizemos uma pequena averiguação das condições do local e comentamos como a queda d´água  poderia ser melhor aproveitada do ponto de vista ambiental e turístico. Acima da cachoeira verificamos uma possibilidade de abrir uma trilha até uma pedra que serviria como mirante (um projeto para o futuro).

Na volta para a Vila da Fumaça pedi ao motorista que desse uma parada na estrada para que eu pudesse fotografar uma linda cachoeira no meio da mata (já está anotado em minha agenda uma ida até esta cachoeira, aguarde relato aqui no blog). Por volta das 12:30 estávamos de volta a Resende, uma atividade rápida mas que valeu a pena, afinal, visitar a Cachoeira da Fumaça é um programa imperdível.



sábado, 3 de março de 2012

Cachoeira da Usininha


Na quinta-feira, dia 01/03, fui para Visconde de Mauá para conhecer a Cachoeira da Usininha, o bom desta cachoeira é que está coladinha com a Vila de Mauá. Chegando a vila fui direto para a casa de meu amigo Iazpeck, conversamos um tempo e fui com ele até o shopping Aldeia dos Imigrantes ver a feirinha de produtos orgânicos e alternativos. Infelizmente a feira está desprestigiada, somente tinha 03 barraquinhas. Peguei informações com o Iazpeck onde era a entrada da trilha para cachoeira e segui o meu rumo.

Peguei a atual estrada-parque e caminhei alguns minutos ao lado de um muro de cimento, ao término do muro vê-se a entrada da trilha. Na verdade só existe a entrada da trilha pois o resto é andar no meio do mato, contornando as árvores até chegar ao rio, mas é um trecho muito pequeno para andar.

O local onde está a cachoeira é muito bonito e composto por uma pequena queda d´água e um excelente poço para banho. Fiquei um bom tempo refrescando-me no local e não cansei de admirar um grupo de borboletas brancas e grandes que ficavam sobrevoando sobre a cachoeira. Depois de aproveitar bastante resolvi descer pelo Rio do Marimbondo (onde está a queda d´água) e conhecer um pouco mais dos seus domínios. Passei por uns trechos complicados e fiquei admirado com um poço bem fundo com paredões dos dois lados, e logo após saí em um local que o rio formava uma grande lagoa, realmente muito lindo. Terminei a minha exploração saindo por uma ponte na estrada que dá acesso as vilas de Maringá e Maromba.

Foi uma manhã super proveitosa (eu fiquei em Mauá das 09:30 até as 13 horas) e recomendo a todos para conhecer esta graciosa e bela cachoeira.