terça-feira, 6 de setembro de 2011

Caminhando da Fazenda da Serra até Penedo

Este percurso da Fazenda da Serra até Penedo já foi tema de um artigo no Jornal Agora. Naquela época eu fiz de bicicleta com o meu filho Adriano. Depois deste passeio, fiquei interessado em refazer, mas caminhando e na quinta-feira (11/08) resolvi realizá-lo.

Peguei o ônibus às 08 horas com destino a Engenheiro Passos e desci na Dutra em um ponto de ônibus bem em frente à entrada da Fazenda da Serra. Logo que comecei a caminhar pela estradinha de terra fui recebido por um grupo de pássaros Bico de Lacre. Acho esta ave bem engraçadinha, por ser pequena e com o bico vermelho. Depois de caminhar por uns 200 metros entra-se em uma picada a direita da estrada, este é o ponto de partida da trilha até Penedo.

A caminhada é toda feita em uma região de pasto e, para minha sorte, não encontrei com nenhuma vaca ou boi pastando, não sou muito fã destes animais. O tempo estava muito fechado, com cara de chuva, e a serra estava toda encoberta privando-me do seu belo visual. Em compensação, durante a caminhada tive o prazer de ver cinco pica-paus voando juntos e observar o belo vôo de um solitário gavião. Fiz todo o percurso em 1h30min. A trilha é muito bem demarcada, somente em um trecho a uma bifurcação: a da direita (uma subida) é mais curta e você sairá no Jardim Martinelli e terá que atravessar um pequeno brejo com água até a cintura. A da esquerda (a que eu fiz) é a mais longa e bonita, principalmente quando se chega ao topo de uma elevação e você têm uma vista panorâmica da região. A caminhada termina no bairro Bela Vista.

Pretendo colocar esta trilha em um circuito que irei fazer em Penedo. O percurso irá começar na Praça Finlândia passando pelo centro de Penedo (shoppings Vale dos Duendes e Pequena Finlândia). Indo até o Portal, pega-se a Rodovia Cel. Rubens Tramujas Mader e vai até a Rodovia Presidente Dutra. Caminha-se pela Dutra até a entrada da Fazenda da Serra. Começa, neste ponto, a caminhada Fazenda da Serra - Penedo e termina, de novo, na Praça Finlândia. Alguém se habilita a ir comigo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário