sexta-feira, 22 de junho de 2012

Pedra da Boca do Sapo


Na quinta-feira (22/06/2012) tive o prazer de levar os meus amigos Santiago e Moisés a Pedra da Boca do Sapo. A pedra está localizada no vale do Rio Preto, bem próxima da Ponte de Souza.

Saímos de Resende as 07 horas e fomos por Visconde de Mauá, passando pela Pedra Selada e Pedra do Sabão. O carro foi deixado a beira da estrada, próximo ao curral onde iniciamos a trilha. Como de costume, pedi a autorização ao proprietário da fazenda para fazer a trilha até ao topo da pedra.

A primeira parte da trilha é super tranquilo, uma caminhada por uma região de pasto ao lado da Pedra da Boca do Sapo. Neste trajeto demos algumas paradas para observar o belo visual e também para pegar um fôlego. Depois de uma hora de caminhada chegou o momento da segunda parte da trilha: a subida na pedra propriamente dita. Optamos por um caminho diferente do que eu tinha feito anteriormente, é mais rápido, mas em compensação, é mais difícil e exposto. Passado este trecho, chegamos a crista da pedra, onde caminhamos tranquilamente até a "boca" do sapo.

A boca do sapo é simplesmente lindo, trata-se de um grande vão entre duas pedras onde pode-se sentar para descansar, lanchar, admirar a belíssima paisagem da região e tirar ótimas fotos. A partir da boca do sapo chega-se ao cume da pedra.

Na volta resolvemos utilizar a trilha que encontramos na crista da pedra mas, infelizmente, quando chegamos no fim da crista não localizamos nenhum ponto de descida obrigando a retornar e descer por onde tínhamos subido. Acreditamos que em algum ponto da crista a trilha vá para a direita para não pegar os penhascos. Devemos retornar para tentar localizar o ponto de partida desta trilha pela crista.

A volta para Resende foi feita pela Serra do Eme, saindo na vila da Vargem Grande ou Pedra Selada, onde paramos para comer um pastel acompanhado de um bom guaraná. Por volta das 18 horas estávamos em Resende, cansados, mas felizes por uma atividade bem sucedida.